Saltar os Menus

Exposições temporárias

 

Mitos adiados”

Piso 2 – Sala Joshua Benoliel

11.07.2020 – 01.11.2020  | Entrada gratuita

 

Vemos o Douro com o olhar dos fotógrafos pioneiros: a magnificência dos socalcos descendo em ondas suaves até ao rio, as pontes e os túneis de Emílio Biel, o trabalho da vinha e a vindima do seu aprendiz, Domingos Alvão, as mimosas ou as amendoeiras em flor do turismo do Estado Novo. Quando a cor chegou, as tonalidades sobrepostas do ouro dos solstícios e os vermelhos velhos. Este foi e é o Douro mítico, com os rabelos guiados por marinheiros, a descerem em fila até ao cais, as pipas rumo aos armazéns de Gaia….

 

 

+ info…

 

 

Hollywood Icons: Fábrica de Estrelas


Piso 1 – Enxovias

06.03.2020 – 20.09.2020  | Entrada gratuita

 

Uma exposição inédita em Portugal, curada por Simon Crocker e Robert Dance, sobre a importância da fotografia na era de ouro de Hollywood.

Esta exposição apresenta 161 retratos dos maiores nomes da história do cinema, registados por alguns dos mestres da fotografia da era clássica de Hollywood: os fotógrafos de estúdio, pouco aclamados e que trabalhavam discretamente nos bastidores, mas cujas fotografias, distribuídas aos milhares pelos estúdios de cinema, foram fundamentais para a criação das estrelas do grande écran e para a promoção dos filmes e do estilo de Hollywood em todo o mundo…

 

 

+ info…

 

 

 

 

Jogo de espelhos: a cidade fragmentada e a fotografia fragmento através da C.N.F.”

Piso 1 – Sala Aurélio da Paz dos Reis

25.06.2020 – 13.09.2020 | Entrada gratuita

 

No sentido de continuar a apresentar publicamente a C.N.F., revelando a polivalência das imagens da Coleção esta mostra tenta esclarecer a relação que se foi estabelecendo entre o imaginário dos fotógrafos na sua conceção de cidade que, desde meados do século XIX, se reflete nas suas tomadas de vista sobre os lugares urbanos, naturalmente condicionadas pela câmara como fragmentos do real…

 

 

+ info…

 

Última Actualização: 6 de Julho de 2020