Saltar os Menus

Notícias

15 de Maio de 2019

“Stories On Earthly Survival”

 

© Mandy Barker

“SOUP: Burnt”
© Mandy Barker

© Lucas Foglia

“HumanNature”, “Palm Trees without Water”
© Lucas Foglia

“Think we must” diz a célebre citação de Virginia Woolf. Contudo, pensar é unicamente o primeiro passo, uma vez que as mudanças fundamentais surgem apenas se os pensamentos se concretizarem em ações.  Assim, o que podemos fazer além de pensar para salvar o nosso planeta?

Tornou-se evidente que a influência humana no ambiente atingiu uma etapa perigosa.

É necessária uma mudança imediata para minimizar a devastação do ecossistema natural. Recentemente, recebemos algumas chamadas de atenção deveras preocupantes. Em 2016, mais de 15.000 cientistas de 184 países (incluindo a maioria dos laureados com o prémio Nobel vivos) assinaram o “Aviso à humanidade” onde se enumeram as ações a implementar para salvar a Terra. Donna Haraway, na sua convincente declaração “Anthropocene, Capitalocene, Chthulucene”, salientou claramente que se continuarmos esta destruição massiva necessitamos de assumir a responsabilidade pela completa aniquilação do planeta. A sua pergunta contundente “somos os Eichmanns do século XXI?” será comprovada nas próximas décadas. Porém, o momento de prevenir é agora.

A exposição é uma mostra de nove artistas cujo trabalho perscruta as narrativas políticas e ambientais que definem o nosso mundo global. Com intensidade e determinação, realizam trabalhos que inexoravelmente desafiam as estruturas sociais e espelham abusos de poder no nosso ambiente natural.

 

Exposição Coletiva integrada na Bienal de Fotografia do Porto

 

 

Curadoria: Krzysztof Candrowicz

Inauguração em 16 de maio – patente até 30 de junho

Esta notícia foi publicada em 15 de Maio de 2019 e foi arquivada em: Destaques, Exposições Temporárias.