Saltar os Menus

Notícias

12 de Julho de 2019

“TELL THE WORLD ABOUT US. On loss of liberty and human dignity”

 

Freedom in exile
© Rune Eraker

Tell the world about us
© Rune Eraker

 

Diz ao mundo que nós existimos

 

Uma exposição fotográfica sobre a liberdade perdida e a dignidade humana.

Através das barras da sua cela solitária, na cadeia para presos políticos, ele conseguiu passar um pedaço de papel para a minha mão. O guarda tinha virado as costas por um momento. O papel tinha apenas uma frase escrita, sem nome: “Diz ao mundo que nós existimos”. Estávamos em 2001.

Este apelo de um anónimo na Colômbia tirou-me a paz. O desconforto de o ter conhecido – e a tantos outros como ele – provocou-me, forçou-me a fazer alguma coisa.

Uma década e meia depois, iniciei um projeto de quatro anos, no qual procurei presos esquecidos e outros a quem a liberdade foi tirada.

Esta exposição é sobre eles, aqueles que são presos, isolados, torturados, reprimidos e condenados – nos piores cenários, à morte. Alguns por aquilo em que acreditam. Outros são vítimas de leis injustas, de preconceitos, de políticas, de regimes, da violência ou da devastação da guerra.

Mas a exposição é também sobre força. Sobre coragem, e a capacidade de sofrer e suportar. Aqui estão pessoas famosas como Edward Snowden e o Dalai Lama, mas também ativistas desconhecidos como David Muhuthu no Quénia e Ko Saw na Birmânia. Esta exposição mostra aqueles que lutam contra a injustiça e aqueles que tentam criar uma vida digna, em condições indignas.

O meu desconforto não desapareceu. Há tantos outros que deveriam ter sido trazidos para a luz. Esta exposição dá-lhe a oportunidade de ver uma pequena minoria, de viver as suas histórias e de ouvir o que eles têm para dizer.

Rune Eraker

Nesodden, setembro de 2018

Inauguração em 13 de julho – patente até 6 de outubro

Esta notícia foi publicada em 12 de Julho de 2019 e foi arquivada em: Destaques, Exposições Temporárias.