Eira
04.03.2023 – 30.04.2023
Nelson Miranda

‘EIRA’ é um projeto artístico e de investigação à volta da eira, observada no contexto da relação da humanidade com o solo, com práticas agrícolas e recursos naturais, assim como no seu papel enquanto local de construção do corpo coletivo.
A eira – lugar da debulha e secagem dos cereais e de trabalhos comunitários muitas vezes gratuitos e recíprocos – apesar de ter sido central na produção agrícola e na organização rural portuguesa durante grande parte do século XX, foi essencialmente omissa dos estudos académicos do passado produtivo, social e territorial.
A partir da eira dos seus pais, localizada no norte litoral do país, Nelson Miranda documenta e reflete sobre este espaço e os objetos a ele associados. Propõe um renovado sistema visual e de sentidos à volta deste território, da ruralidade e seus artefactos – dialogando e inquirindo com narrativas visuais e etnográficas do ‘mundo rural’ produzidas no passado.
A exposição reúne fotografias captadas pelo autor, vídeos, publicações, ilustrações e fotografias de arquivo, assim como testemunhos orais que recolheu de memórias de atividades e trabalhos coletivos realizados na eira.