Saltar os Menus

Identidades

02.04.2022 – 03.07.2022

@ Rui Mourão

A identidade como construção existencial e social.

Da autoria do grupo fotográfico “Diez Miradas”, criado em 2016 e composto atualmente pelos fotógrafos Cristóbal Carretero Cassinello, Xavier Ferrer Chust, Joan Forteza, Rubén García Felices, Juan Carlos Gargiulo, Rui Morão, Manel Quiros, Ramón Siscart, Pablo Tarrero y Paz Vicente, “Identidades” é uma exposição que visa mostrar a identidade individual e/ou social relacionando-a com questões concretas do mundo que nos rodeia.

Através de um tema principal – o retrato – estas imagens revelam diferentes olhares que dialogam entre si; imagens realizadas em viagem ou na vida quotidiana com o objetivo de retratar tradições que ainda perduram ou procurar identidades perdidas que se reinventam, dia após dia. Retratos de pessoas com ideias e valores que têm origem em diferentes padrões sociais e culturais. Tal como disse uma vez Peter Handkle (pensador, escritor e dramaturgo austríaco e grande estudioso da sociedade contemporânea):

“A invenção e a ficção são a verdade”.

“Identidades” reflete sobre a nossa memória, os direitos humanos, o conflito entre a identidade pessoal e social, a existência, o futuro e sobre um mundo cheio de mentira no qual vivemos.

A exposição é dedicada, a título póstumo e com todo o carinho, ao nosso companheiro português Rui Morão.

Rubén García Felices 


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2022 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações