Saltar os Menus

Digitalização e Reprodução de documentos fotográficos

Dicas e aspetos a ter em conta em Projetos de Digitalização de Arquivos Fotográficos:

 

Se pretende desencadear um projeto de digitalização na sua instituição ou com a sua coleção particular deixamos algumas dicas para o efeito:

 

1)   Deve fazer o exercício de prever as utilizações que os seus documentos terão, ou seja, se serão impressos em publicações de qualidade, se apenas pretende constituir uma colecção digital dos mesmos, se apenas pretende divulgar na internet, ou se, dado o interesse e qualidade dos documentos, estes possibilitarão efectuar uma exposição de grandes dimensões. E, ainda, se estas utilizações se aplicam à totalidade da coleção/ fundo. Esse levantamento permitirá tomar decisões relativamente aos padrões de digitalização deste projeto.

2)   Deve definir padrões de digitalização para o seu projeto (dimensão dos ficheiros, resolução, profundidade de bits, etc.).

3)   Deve estimar o peso de cada ficheiro e prever a capacidade de armazenamento total necessária para todo o projeto e garantir esse armazenamento.

4)   Devem ser preparados os ficheiros para digitalização, verificação do estado de conservação, numeração, seleção e separação de suportes (vidros, películas, etc.).

5)   Deve prever o controlo de qualidade e a verificação de todo o processo para garantir a fiabilidade do mesmo.

6)   Identificar todo o contexto tecnológico através de meta-informação devidamente inserida nos ficheiros digitais.

7)   Deve prever a preservação digital dos ficheiros resultantes do projeto digitalização, no sentido de aumentar a vida útil da informação. A preservação digital promove a acessibilidade e usabilidade continuada dos ficheiros a longo prazo para que todo o investimento efectuado não seja desperdiçado.

Última Actualização: 7 de Abril de 2020