Saltar os Menus

Eventos

Dia Mundial da Fotografia Pinhole 2021

Exposição : “Um Livro na Parede – Luz nos Livros” – de António Campos Leal

Piso 2 – Sala ECE

17 de abril a 8 de maio

 

No dia 25 de abril de 2021 celebra-se o Dia Mundial da Fotografia Pinhole.

Para assinalar a data e destacar a fotografia pinhole ou estenopeica o CPF apresenta a exposição “Um Livro na Parede – Luz nos Livros” de António Campos Leal.
“Um Livro na Parede” é a transposição em exposição de um conjunto de fotografias dadas à estampa com o título “Luz nos Livros” e que faz parte da Colecção Ephemera.

Resultado de um percurso recolhido pela técnica da Fotografia Estenopeica assenta na leitura do trajecto feito pela Luz no interior da Biblioteca/Arquivo de José Pacheco Pereira, na Vila da Marmeleira.

É um conjunto de 30 fotografias, elas que passaram já pelo Festival Instantes e tendo como seu director Pereira Lopes, de quem partiu o convite para uma primeira apresentação do trabalho impresso na chancela da esitora “Tinta da China”.

Vasto trabalho de recolha, que realizado com diferentes câmaras estenopeicas, levam o autor ao encontro de um discurso que sendo pessoal se consolida numa constante busca da Luz com processo da escrita.

 

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021

18 de abril a partir das 9 horas

 

 “a sense of permanence” (atividade online)
Peça audiovisual de autoria de Frederico Dinis, inspirada no território da cidade do Porto e no forte sentimento de pertença associado à sua comunidade, explorando a atmosfera urbana como representação de outras dimensões perceptivas da cidade. (video p/b, 13’00”)
No dia 18 de abril às 9:00 será também divulgado na página do CPF no Facebook o link através do qual poderão participar nesta iniciativa e aceder à apresentação audiovisual “a sense of permanence”.

 

 

Última Actualização: 27 de Abril de 2021