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3 de Junho de 2020

Clarence Kennedy

Studie of Florentine Sculpture (Hands), 1928-29; PT/CPF/CNF/000564

Studie of Florentine Sculpture (Hands), 1928-29
PT/CPF/CNF/000564

 

A procura de fotografias de obras de arte, sobretudo dos detalhes, cresceu exponencialmente nas primeiras décadas do século XX. Talvez o exemplo mais radical dessa tendência tenham sido as dezenas de fotografias de pormenores de esculturas publicadas pelo autodenominado “fotógrafo académico” e historiador da escultura clássica e renascentista, Clarence Kennedy.

Em vez de um único objeto retratado em silhueta contra um fundo escuro, as fotografias de Kennedy das esculturas em mármore tiradas no final da década de 1920 e no início da década de 1930 dividiram cada trabalho numa série de fragmentos segmentados.

 

 

 

The demand for photographs of art works and especially the mania for details grew exponentially in the first decades of the twentieth century. Pherhaps the most extreme exemple of this mania were the dozens of photographs of sculptural details published by the self styled “schoolar photographer” and historian of Classical and Renaissance sculpture Clarence Kennedy.

Rather than a single complete sculptural object silhouetted agains a dark background, Kennedy´s photographs of marble sculpture taken in the late 1920s and early 1930s dessected each work into a series of atomized fragments.

 

Esta notícia foi publicada em 3 de Junho de 2020 e foi arquivada em: Arquivos e Coleções, Destaques, Documento do mês.