Saltar os Menus

Fundos e Coleções

Tendo como uma das principais atribuições a salvaguarda e valorização do património arquivístico e fotográfico, o CPF tem atualmente, sob sua responsabilidade direta, fundos e coleções que abrangem vários núcleos essenciais:

Arquivos e Coleções, de onde se destacam a

De uma forma genérica, é considerado fundo, todo o conjunto de documentos de arquivo, independentemente da sua forma ou suporte, organicamente produzido e/ou acumulado e utilizado por uma pessoa singular, família ou pessoa coletiva, no decurso das suas atividades e funções. São exemplo de fundo a documentação proveniente das casas ou estúdios fotográficos.

As coleções, por outro lado, correspondem a conjuntos de documentos reunidos artificialmente em função de uma característica comum, independentemente da sua proveniência. No caso da fotografia, podem resultar da longa procura e recolha de imagens por um indivíduo, geralmente um colecionador, cujo nome é atribuído à coleção. Existem também as coleções constituídas nas próprias entidades detentoras, na maioria das vezes respondendo à necessidade prática de agregar para não perder.


Última Atualização: 24 de Fevereiro de 2022

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2022 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações