Documento do mês
O “Documento do Mês” é uma iniciativa do Centro Português de Fotografia, que se insere na sua missão de salvaguardar, valorizar e promover o património arquivístico fotográfico, ao mesmo tempo que procura dar visibilidade ao trabalho desenvolvido longe dos olhares do público e visitantes.
Assim, atendendo a que o Centro Português de Fotografia possui um acervo polifacetado, todos os meses são apresentadas três peças, correspondendo a três vertentes distintas:
– uma fotografia, proveniente dos nossos Arquivos e Coleções, nomeadamente da Coleção Nacional de Fotografia;
– um livro ou publicação, da Biblioteca Pedro Miguel Frade;
– um objeto da Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico.
Este projeto tem um tema anual, aglutinador, que pretende chamar a atenção para questões da atualidade, aproveitando muitas vezes o mote dado pela Assembleia Geral da Organização das Nações, ou temas que de alguma forma sejam do interesse geral.
Ano Novo, novo ciclo temático do Documento do Mês nas suas três vertentes – Arquivos e Coleções, Fundo Bibliográfico e objetos pertencentes à Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográficos.
O Conselho da ONU – Organização das Nações Unidas declarou que 2022 será o Ano Internacional do Vidro, enfatizando a importância tecnológica, científica, cultural e económica deste material, o mais puro e único 100% reciclável que existe.
O vidro é omnipresente nas nossas vidas e, como tal, não poderia deixar de o ser na Fotografia – desde o seu uso em lentes e objetivas, passando pela sua utilização em quanto suporte quer do positivo direto (ambrótipo), quer do negativo em colódio e pelas oportunidades de tomada de vista aproveitando as suas propriedades refletoras e não só, o vidro está associado, desde sempre, à criação, feitura e exposição da imagem fotográfica.
Histórico:
Câmaras e Equipamento Fotográfico