Saltar os Menus

Notícias

11 de Setembro de 2020

Piccolette Luxus, ca. 1924

Construtor Contessa-Nettel, Estugarda, Alemanha, ca 1924; Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF/ Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00028; © Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC

Construtor Contessa-Nettel, Estugarda, Alemanha, ca 1924
Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF/ Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00028
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC

 

 

Com o pesadelo da primeira guerra a tornar-se uma memória já algo distante, os anos 20 do século passado foram vividos, um pouco por todo o mundo, com uma crescente confiança no futuro. As cidades ganharam uma renovada vida, impulsionadas pela implantação de novas indústrias e o consumismo de massa tornou-se então uma realidade.

A Luxus é um produto desse tempo, uma versão mais sumptuosa das mais modestas Piccolette. É uma pequena câmara de fole, com objetiva Tessar f:4.5/75mm e obturador da marca Compur. Usa filme 127 para 8 imagens de 4×6.5cm.

 

 

 

 

 

As the nightmare of WWI became a distant memory, the 1920s were regarded with growing confidence in the future around the world. Cities gained a renewed life, driven by the establishment of new industries, and mass consumerism became a reality.

Foi uma época de abundância, de otimismo e de revolução social.

It was an era of abundance, optimism and social revolution.

The Luxus is a product of that era, a sumptuous version of the modest Piccolette. It is a small bellows camera, with a Tessar f:4.5/75mm lens and Compur shutter. It uses 127 film for 8 4×6.5cm images.

 

 

 

 

Piccolette Luxus, ca. 1924

Manufactured by Contessa-Nettel, Stuttgart, Germany, ca 1924

Camera and Photographic Equipment Collection/António Pedro Vicente Collection, PT/CPF/CCEF/APV/00028

© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC

 

 

Esta notícia foi publicada em 11 de Setembro de 2020 e foi arquivada em: Câmaras e Equipamento Fotográfico, Destaques, Documento do mês.