Saltar os Menus

Notícias

8 de Janeiro de 2019

Wilca Automatic, ca. 1960

Concebida por Erik Wilkenson, Hälsingborg, Suécia e fabricada na Alemanha Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00069  © Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC

Concebida por Erik Wilkenson, Hälsingborg, Suécia e fabricada na Alemanha
Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00069
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC

 

Esta câmara miniatura permite a realização de 24 exposições de 10x14mm, em cassetes especiais de filme de 16mm. Possui um mecanismo que possibilita o reconhecimento automático da sensibilidade do filme, resultado da identificação do ISO (International Organization for Standardization | Organização Internacional para Padronização) do filme que está a ser usado e que é comunicada ao fotómetro que está incorporado no equipamento.

A classificação ISO determina a sensibilidade do filme à luz: 100, 200, 400, 800, etc. Essa sensibilidade, por sua vez, vai condicionar a quantidade de luz que é necessária, para que, em associação com a velocidade de obturação, se dê origem à exposição correta.

Esta notícia foi publicada em 8 de Janeiro de 2019 e foi arquivada em: Câmaras e Equipamento Fotográfico, Documento do mês.