Saltar os Menus

Documento Mês – Fundo Bibliográfico

Rice, Leland. 1991. Up Against it: photographs of the Berlin Wall. Albuquerque: University of New Mexico Press. ISBN 0-8263-1291-8

Revolução na Fotografia: Kodak desenvolve a primeira câmArte no Muro de Berlim: Expressões durante a Guerra Friaera digital em 1975

Sabia que a parte ocidental do Muro de Berlim tornou-se uma superfície para os artistas expressarem a sua arte?

Durante a Guerra Fria, que estabeleceu uma divisão ideológica entre os Estados Unidos (bloco capitalista) e a União Soviética (bloco comunista) sem confrontos militares diretos, o Muro de Berlim, erguido a partir de 1961, foi construído para evitar a fuga da população para o lado capitalista, tornando-se um símbolo da complexa conjuntura geopolítica da época.

Em 1983, o fotógrafo norte-americano Leland Rice (1940) iniciou uma extensa série fotográfica do Muro de Berlim. Anualmente, regressava para registar a constante evolução de imagens, de grafites, de pictogramas, de poesia e slogans no Muro de Berlim até à sua queda em novembro de 1989. Leland Rice designava-se a si próprio como “antropólogo visual” no âmbito do seu projeto fotográfico sobre o Muro de Berlim, dedicando-se à documentação e interpretação visual da cultura e sociedade refletidas nas imagens e mensagens presentes no Muro.

A queda do Muro de Berlim em 1989, após cerca de 28 anos, foi motivada pela pressão popular, reformas políticas e económicas, mudanças internacionais e um erro de comunicação que levou à abertura das fronteiras. Após esse acontecimento, artistas de todo o mundo dirigiram-se a Berlim para deixarem a sua marca na cidade.


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2024 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações