Documento Mês – Equipamento Fotográfico

Eastman Kodak Company, Rochester, Nova Iorque, EUA
Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico, Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00550
Ao longo dos tempos, a guerra foi sempre um tema profusamente retratado através de desenhos e pinturas, tendo o fotojornalismo dado continuidade a essa tradição de garantir a preservação dos acontecimentos na memória. No século XIX, via-se a fotografia como a efetiva representação do real e esta foi-se tornando um elemento indispensável para a notícia.
Um dos primeiros fotógrafos de guerra conhecidos foi Felice Beato (1825? ou 1832?-1909) e a sua objetiva capturou momentos decisivos em conflitos como a Guerra da Crimeia (1853-1856). Não documentou apenas cenas de batalhas, mas também registou as consequências da guerra, como campos devastados e corpos inertes, mostrando ao público toda a crueldade envolvida e os horrores vividos pelos soldados, que eram, no final de contas, as personagens principais.
A tarefa era complexa não só pelo motivo, era ainda a época do colódio húmido e o fotógrafo necessitava de se fazer acompanhar de um extenso conjunto de materiais e dispositivos, para preparar as chapas de vidro imediatamente antes de fotografar.
Com o decorrer do tempo, a tecnologia garantiu a introdução de inovações que facilitaram o registo fotográfico. Lançada em 1912, a Vest Pocket trouxe as mais-valias da portabilidade e do uso da película, permitindo aos soldados capturar imagens da linha de frente, dos campos de batalha e até do próprio quotidiano.
Throughout history, war has always been a widely depicted subject through drawings and paintings, with photojournalism continuing this tradition of preserving events in memory. In the 19th century, photography was seen as the true representation of reality, gradually becoming an indispensable element in news reporting.
One of the first known war photographers was Felice Beato (1825? or 1832?-1909), whose lens captured decisive moments in conflicts such as the Crimean War (1853-1856). He did not merely document battle scenes but also recorded the aftermath of war, including devastated landscapes and lifeless bodies, exposing to the public the full brutality of war and the horrors experienced by soldiers, who were, ultimately, the central figures of these conflicts.
This task was not only emotionally challenging but also technically complex — it was still the era of the wet collodion process, requiring the photographer to carry an extensive set of materials and equipment to prepare glass plates immediately before photographing.
Over time, technological advancements introduced innovations that simplified photographic documentation. Launched in 1912, the Vest Pocket camera revolutionized war photography with its portability and use of film, allowing soldiers to capture images from the front lines, battlefields, and even moments of daily life.
Vest Pocket Autographic, ca. 1912-1914
Eastman Kodak Company, Rochester, New York, USA
Camera and Photographic Equipment Collection, António Pedro Vicente Collection, PT/CPF/CCEF/APV/00550