Saltar os Menus

Documento Mês – Equipamento Fotográfico

Vest Pocket Autographic, ca. 1912-1914
Eastman Kodak Company, Rochester, Nova Iorque, EUA
Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico, Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00550

Ao longo dos tempos, a guerra foi sempre um tema profusamente retratado através de desenhos e pinturas, tendo o fotojornalismo dado continuidade a essa tradição de garantir a preservação dos acontecimentos na memória. No século XIX, via-se a fotografia como a efetiva representação do real e esta foi-se tornando um elemento indispensável para a notícia.

Um dos primeiros fotógrafos de guerra conhecidos foi Felice Beato (1825? ou 1832?-1909) e a sua objetiva capturou momentos decisivos em conflitos como a Guerra da Crimeia (1853-1856). Não documentou apenas cenas de batalhas, mas também registou as consequências da guerra, como campos devastados e corpos inertes, mostrando ao público toda a crueldade envolvida e os horrores vividos pelos soldados, que eram, no final de contas, as personagens principais.

A tarefa era complexa não só pelo motivo, era ainda a época do colódio húmido e o fotógrafo necessitava de se fazer acompanhar de um extenso conjunto de materiais e dispositivos, para preparar as chapas de vidro imediatamente antes de fotografar.

Com o decorrer do tempo, a tecnologia garantiu a introdução de inovações que facilitaram o registo fotográfico. Lançada em 1912, a Vest Pocket trouxe as mais-valias da portabilidade e do uso da película, permitindo aos soldados capturar imagens da linha de frente, dos campos de batalha e até do próprio quotidiano.


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2025 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações