Saltar os Menus

Documento Mês – Equipamento Fotográfico

Objetiva com diafragma de íris
Fundo Fotografia Alvão, 
Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico,
PT/CPF/CCEF/ALV/000220

A perceção de que o sistema ótico de uma câmara fotográfica tem um papel determinante para se conseguir um bom resultado fotográfico, surge muito cedo.

As primeiras objetivas eram constituídas apenas por um único elemento ótico e só algum tempo mais tarde se percebeu a necessidade de se corrigirem as aberrações, isto é, se corrigirem os defeitos que se encontram na imagem e que se formam através de um sistema ótico, como o astigmatismo e as distorções cromáticas.

Esta objetiva montada em canhão de latão, é composta por dois elementos óticos, possuindo um diafragma de íris com seis aberturas, de f:8 a f:44. É acompanhada de um aro de metal que se fixa à objetiva através de um sistema de rosca e que lhe permite firmar-se no painel da câmara fotográfica através de um trio parafusos.

The notion that the optical system of a camera plays a key role in achieving a good result emerged very early on.

The first lenses consisted of a single optical element and it was not until sometime later that it became clear that it was necessary to correct aberrations, i.e., to correct defects found in the image and created by an optical system, such as astigmatism and chromatic distortions.

This lens, mounted on a brass barrel, consists of two optical elements and features an iris diaphragm with six apertures ranging from f:8 to f:44. It also features a metal ring that is fastened to the lens by a thread system that allows it to be attached to the camera panel with three screws.


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2022 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações