Saltar os Menus

Documento Mês – Fundo Bibliográfico

Vieira, Joaquim. 1998. Portugal século XX: crónica em imagens, 1910-1920. Lisboa: Círculo de Leitores. ISBN 972-42-1986-0.

Sabia que o Corpo Expedicionário Português (CEP) começou com voluntários e, devido à intensificação da guerra, adotou o recrutamento obrigatório?

O Corpo Expedicionário Português (CEP), uma unidade do exército português foi estabelecido para cumprir os acordos de Portugal com as nações aliadas, incluindo o Reino Unido e a França, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1948).
No dia 23 de fevereiro de 1917, o segundo contingente composto por cerca de 20.000 soldados partiu do Cais de Santa Apolónia, em Lisboa, com destino à Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial, especificamente na região de Flandres, na Bélgica. O CEP enfrentou condições difíceis nas trincheiras, combates intensos, clima adverso e falta de recursos devido a problemas de abastecimento na linha de frente, o que causou muitas mortes, feridos e desaparecidos.
Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial devido a acordos internacionais e pressões políticas, o que trouxe benefícios políticos, como reconhecimento e alianças, além de participação nas negociações de paz. A nível económico, Portugal recebeu ajuda financeira das nações aliadas para estabilizar a economia no pós-guerra e teve oportunidades comerciais ao exportar matérias-primas para apoiar as nações em conflito.

Na imagem da publicação, vemos uma fotografia capturada pelo fotógrafo português Joshua Benoliel (1873-1932), que registou o emocionante adeus das famílias aos soldados antes de partirem no navio para a Frente Ocidental, na região de Flandres.


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2024 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações