Saltar os Menus

Documento Mês – Fundos e Coleções



Artur Carlos de Barros Basto
[Flandres, Bélgica], [1917]
PT/CPF/ABB/001/0001/000231

Até hoje, as fotografias que conhecíamos da participação portuguesa na I Guerra Mundial tinham uma fonte quase exclusiva: Arnaldo Garcez, o fotógrafo oficial do Corpo Expedicionário destacado para a Flandres.
Contudo, em 2005, a família de Artur Carlos Barros Basto – militar de carreira que partiu para a I Guerra como tenente e regressou como capitão – encontrou um raro espólio fotográfico da sua participação na Grande Guerra, imagens inéditas que foram doadas ao Centro Português de Fotografia, em 2013, e que nos dão um novo olhar sobre este conflito. Arrumadas em caixas da época, quase duas centenas de negativos de vidro, película e provas de papel mostram o quotidiano dos soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP) na segunda e na primeira linha de combate, a camaradagem entre militares, a destruição causada pelos bombardeamentos e, genericamente, um encantamento pelas paisagens da Flandres, no meio do inferno de uma guerra mortífera e sanguinolenta.
Na Flandres, Barros Basto comandou um batalhão do CEP e, pela sua prestação, recebeu várias condecorações, entre as quais a Cruz da Guerra.


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2024 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações