Saltar os Menus

Documento do mês

De classificação para lei, de lei para sistema, de sistema para tabela.

De 1869 para 2019: 150 anos

 

2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história da ciência.

 

Em 1869 Dmitry Mendeleev criou o Sistema Periódico dos Elementos Químicos. Passados 150 anos celebramos a criação da ferramenta que permite prever as propriedades da matéria.

 

Em 1913, Henry Moseley acrescentou uma alteração importante à tabela periódica. Pela análise dos espectros de raios-x dos 83 elementos conhecidos, o físico britânico encontrou uma relação matemática entre o comprimento de onda e o número atómico de cada elemento.

 

O seu trabalho esclareceu algumas das inconsistências deixadas por Mendeleev. Moseley provou ser o número atómico a informação mais importante para prever o comportamento dos elementos. Segundo a sua lei periódica, as propriedades dos elementos repetem-se com regularidade quando são colocados por ordem crescente de número atómico. Moseley refez a tabela periódica segundo o novo critério – o utilizado hoje em dia.

 

Sendo a Química fundamental para a Fotografia, não poderíamos deixar de nos associar a esta celebração, através do projeto “Documento do mês”.

 

Fonte: http://www.cienciaviva.pt/tabelaperiodica/

 

Arquivos e Coleções

Câmaras e Equipamento Fotográfico

Fundo Bibliográfico

Última Actualização: 1 de Março de 2019