Saltar os Menus

Documento do mês

 

O “Documento do Mês” é uma iniciativa do Centro Português de Fotografia, que se insere na sua missão de salvaguardar, valorizar e promover o património arquivístico fotográfico, ao mesmo tempo que procura dar visibilidade ao trabalho desenvolvido longe dos olhares do público e visitantes.

 

Assim, atendendo a que o Centro Português de Fotografia possui um acervo polifacetado, todos os meses são apresentadas três peças, correspondendo a três vertentes distintas:

– uma fotografia, proveniente dos nossos Arquivos e Coleções, nomeadamente da Coleção Nacional de Fotografia;

– um livro ou publicação, da Biblioteca Pedro Miguel Frade;

– um objeto da Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico.

 

Este projeto tem um tema anual, aglutinador, que pretende chamar a atenção para questões da atualidade, aproveitando muitas vezes o mote dado pela Assembleia Geral da Organização das Nações, ou temas que de alguma forma sejam do interesse geral.

 

Em 2020, aproveitando esta aliteração numérica, o tema escolhido foram os anos 20 do século XX, os Roaring Twenties, em que o Mundo, saído do pesadelo da Primeira Guerra Mundial e da Gripe Espanhola, inicia uma década de grande agitação e desenvolvimento.

 

Sustentado por uma prosperidade económica sem precedentes, este período é marcado pelo uso em larga escala de automóveis, telefones e da energia elétrica. Houve um acentuado crescimento industrial, com um subsequente aumento do consumo e mudanças significativas no estilo de vida e na cultura da época, como o surgimento de movimentos artísticos como o dadaísmo e o surrealismo.

 

A Fotografia continua no seu movimento de afirmação como meio autónomo de expressão artística, ao mesmo tempo que imortaliza as mudanças na sociedade e a reconstrução europeia no período entre as guerras.

 

Histórico:

Arquivos e Coleções

Câmaras e Equipamento Fotográfico

Fundo Bibliográfico

Última Actualização: 17 de Junho de 2020