Saltar os Menus

Documento do mês

 

O “Documento do Mês” é uma iniciativa do Centro Português de Fotografia, que se insere na sua missão de salvaguardar, valorizar e promover o património arquivístico fotográfico, ao mesmo tempo que procura dar visibilidade ao trabalho desenvolvido longe dos olhares do público e visitantes.

 

Assim, atendendo a que o Centro Português de Fotografia possui um acervo polifacetado, todos os meses são apresentadas três peças, correspondendo a três vertentes distintas:

– uma fotografia, proveniente dos nossos Arquivos e Coleções, nomeadamente da Coleção Nacional de Fotografia;

– um livro ou publicação, da Biblioteca Pedro Miguel Frade;

– um objeto da Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico.

 

Este projeto tem um tema anual, aglutinador, que pretende chamar a atenção para questões da atualidade, aproveitando muitas vezes o mote dado pela Assembleia Geral da Organização das Nações, ou temas que de alguma forma sejam do interesse geral.

 

Novo ano, novo ciclo temático do Documento do Mês nas suas três vertentes – Arquivos e Coleções, Fundo Bibliográfico e Câmaras e Equipamentos Fotográficos.

No primeiro semestre do ano que agora se inicia, Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, tendo sido identificado como eixo prioritário para a programação neste âmbito a valorização da mulher artista.

Assim, o Centro Português de Fotografia mostrará, ao longo de 2021, aspetos da vida e da obra de 12 fotógrafas, mulheres talentosas, destemidas e pioneiras, cujo legado perdura e inspira até hoje.

 

 

Histórico:

Arquivos e Coleções

Câmaras e Equipamento Fotográfico

Fundo Bibliográfico

Última Actualização: 6 de Janeiro de 2021