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Documento Mês – Fundo Bibliográfico

Ramalho, Margarida de Magalhães. 2000. Comboios com histórias. Lisboa: Instituto Nacional do Transporte Ferroviário: Assírio & Alvim. (Livros de fotografia; 18). ISBN 972-37-0616-4.

A primeira linha ferroviária do mundo com tração a vapor para serviço público.

Sabia que a primeira locomotiva a vapor do mundo, projetada para serviço público, atingia a impressionante velocidade de 24 km/h?

A máquina a vapor foi crucial para o desenvolvimento das locomotivas e a construção das primeiras linhas de caminho de ferro, superando as limitações da tração animal e humana. A primeira linha de caminho-de-ferro com tração a vapor para serviço público foi inaugurada em Inglaterra, entre Stockton e Darlington, a 27 de setembro de 1825.

O sucesso desta linha inspirou a construção de muitas outras, impulsionando a Revolução Industrial.

Em Portugal, a primeira linha de caminho de ferro com tração a vapor para serviço público foi inaugurada em 1856, com a linha entre Lisboa e o Carregado. O novo meio de transporte era composto por duas locomotivas (a “Portugal” e a “Coimbra”) e dezasseis carruagens. O percurso, de 36,5 km, demorou cerca de 40 minutos a ser concluído. Nos anos seguintes, a rede ferroviária expandiu-se, chegando em 1861 à fronteira com Espanha, em Badajoz, e em 1863 foi estabelecida a ligação entre Estarreja e Vila Nova de Gaia.


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