Documento Mês – Fundo Bibliográfico
A primeira linha ferroviária do mundo com tração a vapor para serviço público.
Sabia que a primeira locomotiva a vapor do mundo, projetada para serviço público, atingia a impressionante velocidade de 24 km/h?
A máquina a vapor foi crucial para o desenvolvimento das locomotivas e a construção das primeiras linhas de caminho de ferro, superando as limitações da tração animal e humana. A primeira linha de caminho-de-ferro com tração a vapor para serviço público foi inaugurada em Inglaterra, entre Stockton e Darlington, a 27 de setembro de 1825.
O sucesso desta linha inspirou a construção de muitas outras, impulsionando a Revolução Industrial.
Em Portugal, a primeira linha de caminho de ferro com tração a vapor para serviço público foi inaugurada em 1856, com a linha entre Lisboa e o Carregado. O novo meio de transporte era composto por duas locomotivas (a “Portugal” e a “Coimbra”) e dezasseis carruagens. O percurso, de 36,5 km, demorou cerca de 40 minutos a ser concluído. Nos anos seguintes, a rede ferroviária expandiu-se, chegando em 1861 à fronteira com Espanha, em Badajoz, e em 1863 foi estabelecida a ligação entre Estarreja e Vila Nova de Gaia.
The world’s first railway line with steam traction for public service
Did you know that the world’s first steam locomotive designed for public service reached an impressive speed of 24 km/h?
The steam engine was crucial for the development of locomotives and the construction of the first railway lines, overcoming the limitations of animal and human traction. The first railway line with steam traction for public service was inaugurated in England, between Stockton and Darlington, on 27 September 1825. The success of this line inspired the construction of many others, driving the Industrial Revolution forward.
In Portugal, the first railway line with steam traction for public service was inaugurated in 1856, connecting Lisbon to Carregado. This new mode of transport consisted of two locomotives (‘Portugal’ and ‘Coimbra’) and sixteen carriages. The 36.5 km journey took approximately 40 minutes to complete. In the following years, the railway network expanded, reaching the Spanish border at Badajoz in 1861, and in 1863, a connection was established between Estarreja and Vila Nova de Gaia.