Saltar os Menus

Documento Mês – Fundos e Coleções

Aurélio da Paz dos Reis
PT/CPF/APR/001-001/001225

José Maria Latino Coelho (1825–1891) foi uma das figuras mais marcantes do panorama intelectual português do século XIX. Militar de formação, destacou-se também como político, escritor e historiador. A sua dedicação à promoção da cultura e do conhecimento tornou-o uma presença natural na Academia das Ciências de Lisboa, uma das instituições mais prestigiadas da vida científica e literária do país.

Fundada em 1779, a Academia teve como missão o avanço das ciências e das letras em Portugal. Ao longo dos séculos, afirmou-se como centro de reflexão, produção e valorização do saber científico e humanístico.

Latino Coelho, membro efetivo da Classe de Letras, representava o ideal de um intelectual comprometido com o desenvolvimento do país. A sua obra historiográfica, os seus discursos e ensaios espelham o espírito da Academia: modernizar Portugal sem perder de vista o valor do saber clássico e o rigor do conhecimento. Para Latino Coelho, a Academia não era apenas um espaço de reconhecimento, mas também uma plataforma para o debate e a reforma, onde se pensava o futuro da nação à luz do seu passado.


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2025 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações