Saltar os Menus

Documento Mês – Fundos e Coleções

Octávio Lixa Filgueiras
Panorâmica da Forca de Ariz na localidade de Ariz do concelho de Marco de Canaveses, 1954
PT/CPF/OLF/0004/000003

Em 1825, com apenas 23 anos, Victor Hugo foi agraciado com o título de Cavaleiro da Legião de Honra, a mais alta distinção honorífica atribuída pelo Estado francês. Este reconhecimento oficial marcou o início de uma carreira notável, não só na literatura, mas também no pensamento político e social.
Mais de quarenta anos depois, Hugo voltaria a demonstrar o seu compromisso com os ideais de justiça, liberdade e dignidade humana, ao felicitar publicamente Portugal pela abolição da pena de morte para crimes civis, acontecimento histórico que teve lugar em 1867. O escritor escreveu uma carta memorável dirigida ao povo português, celebrando esse marco de civilização:
«Portugal acaba de abolir a pena de morte. Acompanhar este progresso é dar o grande passo da civilização. Desde hoje, Portugal é a cabeça da Europa. Vós, Portugueses, não deixastes de ser navegadores intrépidos. Outrora, íeis à frente no Oceano; hoje, ides à frente na Verdade. Proclamar princípios é mais belo ainda que descobrir mundos.»


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2025 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações