Saltar os Menus

Testemunhos

Cristiana Ribeiro

Estágio na área de Comunicação, Imagem e Mecenato

 

Quando chegou a altura de procurar uma entidade onde realizar o meu estágio, com a minha formação em Criminologia e paixão pela fotografia, o Centro Português de Fotografia era nada menos do que a escolha óbvia e muito desejada. E para minha grande satisfação, tal desejo concretizou-se.

Foi para mim um prazer enorme trabalhar diariamente entre as paredes da antiga Cadeia da Relação do Porto, um edifício repleto de história que tanto me apraz, localizado na minha cidade portuguesa predileta. E que serve de casa ao Centro Português de Fotografia, com o qual tive a oportunidade de colaborar, contribuindo para o alcance da sua missão de proteger, valorizar e promover junto do público o património fotográfico que tanto me enche o coração.

Aqui, permitiram-me colocar as minhas competências e conhecimentos em prática, elaborar documentos úteis para a promoção das suas iniciativas e atividades, contactar diretamente com os seus colaboradores e ter uma visão íntima dos tesouros que guarda. E, assim, adquirir novo saber e experiência inestimável que de outra forma não seria alcançável.

Aproveito ainda para agradecer mais uma vez a todos os colaboradores do Centro Português de Fotografia, que me receberam de braços abertos na sua casa. Especialmente à minha tutora Luísa, pela orientação exemplar, paciência, total disponibilidade e amizade. À Sandra e Luís, pelo companheirismo e apoio. E ao Dr. Bernardino, pelo modo como sempre valorizou a minha opinião e competências.

Isto não é um adeus mas um até já. A um mundo de imagens que sempre se encontra aberto a todos e ao qual certamente retornarei.

Cristiana Ribeiro

 

 

Sara Malhado

Estágio nas áreas de Arquivística e Conservação e Restauro

 

O meu nome é Sara e frequentei o Curso de Especialização em Conservação de Documentos Gráficos e Fotográficos, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Quando iniciei este estágio, as expetativas eram médias. Esperava desenvolver alguma prática relativamente ao que tinha aprendido durante o primeiro e segundo semestre do Curso. Tinha expetativas de aprofundar o conhecimento relativamente aos processos fotográficos, conseguir identifica-los corretamente, saber fazer um boa higienização e posterior acondicionamento das provas fotográficas.

Porém o que aprendi excedeu todas as expetativas. Terminei o estágio com vontade de continuar e aprender mais.

Fui recebida de braços abertos por esta instituição (CPF), as orientadoras (Dra. Aida Ferreira e Dra. Ilda Zabumba), foram absolutamente generosas no que diz respeito aos seus ensinamentos, partilha de informação e disponibilidade.

Esta experiência não poderia ser mais gratificante. O coração está cheio e agradecido.

Sara Malhado

Última Actualização: 4 de Março de 2021