Saltar os Menus

Documento Mês – Equipamento Fotográfico

Square Reflector, ca. 1910
Newman & Guardia, Ltd, Londres, Inglaterra
Coleção António Pedro Vicente, Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico, PT/CPF/CCEF/APV/01291

Foi num distante Dia de Todos os Santos que Portugal foi devastado por um dos eventos mais catastróficos da sua história: o grande terramoto de Lisboa de 1755. Este abalo sísmico, de magnitude estimada entre 8,5 e 9 na escala Richter, foi seguido de uma série de tsunamis, inundando áreas costeiras e causando ainda mais destruição e perdas humanas. Os danos materiais e humanos foram imensuráveis. A cidade de Lisboa, com sua arquitetura medieval e uma das capitais mais prósperas da Europa na época, sofreu o impacto mais devastador, edifícios colapsaram, igrejas desmoronaram e incêndios eclodiram em diversos pontos da cidade. Contudo, no meio de tanta destruição, alguns edifícios foram poupados, tal como aconteceu com a resistente Igreja setecentista do Menino de Deus, em Santa Maria Maior, cuja robusta estrutura em pedra havia sido construída em 1711.

A câmara Square Reflector, escolhida para apresentar neste mês de novembro, é também um testemunho de resistência às duras provas da passagem do tempo, obviamente numa dimensão de forma alguma comparável ao evento descrito, claro, mas com direito a ser referida, de facto, como um exemplo da durabilidade e qualidade da engenharia e dos materiais do século XIX.

Este modelo apresenta uma objetiva Ross Xpress f:2,9 e um obturador de plano focal de velocidades variáveis de 1/10 a 1/800 e poses (T e B). Utiliza chapas de vidro 6,5×9 cm.


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2025 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações