Saltar os Menus

Documento Mês – Fundos e Coleções


Gérard Castello-Lopes (1925-2011)
Val D’Isière, França, 1995
PT/CPF/CNF/000299

Nasceu em Vichy e viveu em Lisboa, Cascais e Estrasburgo , fixando-se, mais tarde, em Paris. Licenciado em Economia , foi ainda profissional de cinema, fotógrafo, crítico e membro fundador do Centro Português de Cinema. Gerente de uma sociedade no campo do audiovisual, dedica-se à fotografia a partir de 1956.

A sua formação como fotógrafo foi a de um autoditacta. Como quase todos os outros fotógrafos dessa época, a sua aprendizagem não foi escolar (não havia cursos de fotografia) e baseou-se por um lado, numa natural pulsão de representar a realidade, por outro, num intenso interesse pelas outras artes plásticas ou representacionais como a pintura, a escultura, o cinema e a própria fotografia. Seguiu de perto as pisadas de Henri Cartier-Bresson (1908-2004) que sempre considerou o seu mestre e a sua maior referência. Apesar de ter cultivado desde meados da década de 50 a atividade como fotógrafo, o seu trabalho só viria a chegar ao reconhecimento do público no inicio da década de 80, por via da primeira exposição individual e retrospetiva que a Galeria Ether (dinamizada pelo investigador António Sena) promoveu em Lisboa, intitulada Fotografias de 1956 a 1982.

He was born in Vichy and lived in Lisbon, Cascais and Strasbourg, later settling in Paris. Graduated in Economics, he was also a film professional, photographer, critic and founding member of the Centro Português de Cinema. Manager of a audiovisual company, he dedicated himself to photography from 1956 onwards.

He was a self-taught photographer. Like almost all other photographers of that time, his training was not academic (there were no photography courses) and was based, on the one hand, on a natural impulse to represent reality, on the other hand, on an intense interest in other plastic or representational arts such as painting, sculpture, cinema and photography itself. He closely followed in the footsteps of Henri Cartier-Bresson (1908-2004), whom he always considered his master and greatest reference. Despite having cultivated his activity as a photographer since the mid-1950s, his work would only come to public recognition in the early 1980s, through the first individual and retrospective exhibition that Galeria Ether (hosted by researcher António Sena) promoted in Lisbon, entitled Fotografia de 1956 a 1982.


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2024 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações