Documento Mês – Fundos e Coleções
O projeto para a nova praça de S. Pedro, cuja basílica se encontrava praticamente finalizada, foi encomendado pelo Papa Alexandre VI ao arquiteto e escultor napolitano Lorenzo Bernini que, desde 1605, se encontrava a trabalhar em Roma.
A ideia fundamental para este espaço era a criação de um amplo terreiro que contivesse as massas de peregrinos que se reuniam em frente do palácio do Vaticano para a bênção papal. Por outro lado, deveria sistematizar todo o tecido urbano envolvente e criar uma moldura forte para a monumental fachada da Basílica projetada por Maderno e para a enorme cúpula que coroava todo o complexo.
A solução de Bernini, cujo modelo pode ser encontrado em algumas construções da antiguidade romana continha dois espaços, um deles, com forma trapezoidal, enquadrava a frente da igreja, o outro, formando uma enorme praça oval, era encerrado pelos braços de duas colunatas quádruplas.
The project for the new St. Peter’s Square, whose basilica was practically completed, was commissioned by Pope Alexander VI to the Neapolitan architect and sculptor Lorenzo Bernini, who had been working in Rome since 1605. The fundamental idea for this space was the creation of a vast square that could accommodate the masses of pilgrims gathered in front of the Vatican Palace for the papal blessing. On the other hand, it should systematize the entire surrounding urban fabric and create a strong framework for the monumental facade of the Basilica designed by Maderno and for the enormous dome crowning the entire complex.
Bernini’s solution, whose model can be found in some constructions of ancient Rome, contained two spaces. One of them, with a trapezoidal shape, framed the front of the church. The other, forming a huge oval plaza, was enclosed by the arms of two quadruple colonnades.