Saltar os Menus

Documento Mês – Fundos e Coleções

Francesco Rocchini
Coche da Casa Real de D. Pedro II – 1887 – Lisboa
Viatura de aparato com decoração de talha dourada em estilo francês de Luís XIV
PT/CPF/CNF-CALVB/000114

D. Pedro II, filho de D. Pedro IV de Portugal (o imperador D. Pedro I do Brasil) e de D. Maria Leopoldina, nasceu em 1825 e faleceu em 1891. O seu pai foi obrigado a abdicar em seu favor em 1831. A 23 de julho de 1840, após um período de grande agitação política, D. Pedro II foi declarado maior e coroado. Em 1843 casou-se, por procuração, com a princesa Teresa Cristina de Bourbon.
Durante o seu reinado, viajou pela Europa, pelos Estados Unidos e pelo continente africano, com especial destaque para o Egito. Durante as suas ausências, a princesa imperial D. Isabel assumia a regência, sendo ela quem, em 1888, declarou a abolição da escravatura no Brasil.
D. Pedro II destacou-se pelo seu amor às artes e às ciências, às quais dedicava mais tempo do que à política, protegendo e patrocinando os estudos daqueles que procuravam aperfeiçoamento artístico na Europa. No Brasil, quando foi proclamada a República em 1889, encontrava-se doente e afastado da vida política.
Em 1920, com a revogação da lei que bania a família imperial, os restos mortais do imperador e da sua esposa foram transferidos do Panteão de São Vicente de Fora, em Lisboa, para a catedral da cidade de Petrópolis, onde se encontram atualmente.


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2025 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações