Fundos e Coleções
De uma forma genérica, é considerado fundo, todo o conjunto de documentos de arquivo, independentemente da sua forma ou suporte, organicamente produzido e/ou acumulado e utilizado por uma pessoa singular, família ou pessoa coletiva, no decurso das suas atividades e funções. São exemplo de fundo a documentação proveniente das casas ou estúdios fotográficos.
As coleções, por outro lado, correspondem a conjuntos de documentos reunidos artificialmente em função de uma característica comum, independentemente da sua proveniência. No caso da fotografia, podem resultar da longa procura e recolha de imagens por um indivíduo, geralmente um colecionador, cujo nome é atribuído à coleção. Existem também as coleções constituídas nas próprias entidades detentoras, na maioria das vezes respondendo à necessidade prática de agregar para não perder.
Tendo como uma das principais atribuições a salvaguarda e valorização do património arquivístico e fotográfico, o CPF tem atualmente, sob sua responsabilidade direta, fundos e coleções que abrangem vários núcleos essenciais: