Jorge Filipe Silva
Conservação e Restauro

Olá, o meu nome é Jorge Filipe Silva e gostava de dar o meu testemunho sobre o meu estágio curricular realizado no Centro Português de Fotografia, no âmbito da frequência de uma formação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na área da Conservação e Restauro de Documentos Fotográficos.
Sempre tive um enorme fascínio e interesse pela Fotografia; desde a sua história e evolução, ao modo como esta conserva e retrata a memória, a identidade e o pensamento do ser humano. Realizar este estágio num Arquivo de renome, como é o CPF, foi sem dúvida uma experiência surpreendente e enriquecedora, quer pessoal como profissionalmente.
A realização do estágio centrou-se na intervenção em provas fotográficas de três coleções do CPF, o que me permitiu adquirir uma experiência prática e extremamente valiosa. As atividades passaram pelo recenseamento do estado de deterioração das coleções, a intervenção nas provas fotográficas a nível de higienização, limpeza e conservação, e o seu posterior acondicionamento.
Ao trabalho prático e exercício das funções descritas, foi me também proporcionada a aprendizagem dos diferentes processos fotográficos que fazem parte da história da fotografia; num contacto com as provas fotográficas que compõe o acervo do Centro Português de Fotografia, desde o antigo papel salgado às recentes provas em gelatina e sais de prata. Sem este estudo e aprofundamento de conhecimentos, ter-me ia sido impossível uma intervenção correta e informada nas coleções apresentadas.
Além das atividades previstas para o estágio, e inserido nas aulas práticas do curso, tive a oportunidade de ter o contacto com outra variedade de coleções e diferentes suportes; dando como exemplo, a intervenção em peças fotográficas da coleção da Cadeia da Relação do Porto, algo que me marcou bastante, pelo valor histórico e sentido de responsabilidade para com o património.
Foi um privilégio ter este contacto com o Centro Português de Fotografia, onde, além do incrível património fotográfico, destaco os profissionais, bastante acessíveis e acolhedores, que compõe a instituição. Ao meu lado e a orientar-me, um especial agradecimento à Dra. Ilda Zabumba, profissional que reverencio pela sua dedicação e sentido de partilha de conhecimento e valores.
Foi uma experiência profissional sem dúvida marcante e que me motivou bastante a querer continuar nesta área!
Jorge Filipe Silva