Saltar os Menus

PONTE DA ARRÁBIDA: MONUMENTO NACIONAL

Fernandes, Manuel de Matos, Bárbara Rangel e Esmeralda Paupério. 2016. Ponte da Arrábida: monumento nacional. Porto: Universidade do Porto. U. Porto (Universidade do Porto). 2013. “Ponte da Arrábida classificada como Monumento Nacional.”

Fernandes, Manuel de Matos, Bárbara Rangel e Esmeralda Paupério. 2016. Ponte da Arrábida: monumento nacional. Porto: Universidade do Porto.
U. Porto (Universidade do Porto). 2013. “Ponte da Arrábida classificada como Monumento Nacional.”

 

Sabia que a 23 de maio de 2013, a Ponte da Arrábida foi considerada Monumento Nacional?

A classificação da Ponte da Arrábida coincidiu com o ano em que se comemorou os 50 anos da inauguração da própria ponte, bem como o centenário do nascimento do seu autor, o Engenheiro Edgar Cardoso.

“De entre as razões apontadas para a classificação, destacam-se o valor da Ponte da Arrábida como obra-prima da Engenharia de Pontes, sendo como tal reconhecida internacionalmente; (…) foi a primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente concebida, projetada e construída pela engenharia portuguesa”. (U. Porto 2013)

A ponte da Arrábida foi um dos projetos mais inovadores que interliga a vertente técnico-construtivo de grande qualidade com a simplicidade e beleza estética da sua conceção.

Acedido a 5 de fevereiro de 2018. http://noticias.up.pt/ponte-da-arrabida-classificada-como-monumento-nacional/


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2022 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações