Saltar os Menus

Exposições


.

MIDNIGHT ZONE [ZONA DA MEIA-NOITE] | Maria Constanza Ferreira

08.11-2025 – 08.03.2026

©2025, Maria Constanza Ferreira

Midnight Zone [Zona da Meia-Noite] é uma exposição de Maria Constanza Ferreira que investiga a cultura material e imaterial da sua aldeia ancestral, Repolão, em Portugal. 

Num projeto multidisciplinar iniciado em 2022, através de objetos escultóricos e vídeo-instalações, combina experimentação material, pesquisa de arquivo e história pessoal, reunindo elementos ligados à devoção, espiritualidade, morte e domesticidade, presentes em rituais espirituais e religiosos. 

Inspirada na zona profunda do oceano — território que convoca o desconhecido, a perda e a procura por luz —, a artista explora um espaço de suspensão entre presença e ausência, onde tradições e práticas folclóricas emergem como pequenas bioluminescências que sugerem contacto com outras realidades. 

Com curadoria de Constança Pupo Cardoso, a exposição estará patente em duas das enxovias do Centro Português de Fotografia, de 8 de novembro de 2025 a 8 de março de 2026, sendo acompanhada por uma programação pública e pelo lançamento de um livro de artista, em colaboração com Joana Lourencinho Carneiro e financiado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

Este projeto é apoiado pelo Programa Criatório da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A., uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto.

Entrada gratuita. 


.

SPECTRUM. Sobre o comportamento dos relógios e outros padrões | Hélice

25.10.2025 – 08.03.2026

@Hélice

SPECTRUM deriva de uma hipótese sobre o arquivo, como método para responder infinitamente a todas as questões. Imagine-se a Biblioteca de Babel de Jorge Luis Borges: uma estrutura onde se armazenam todas as combinações possíveis de letras do alfabeto, isto é, contendo todas as obras literárias do mundo, incluindo as que ainda não foram escritas, ou sequer imaginadas. Juntando os arquivos (todos os fotógrafos inevitavelmente criam um) dos membros da Hélice, acumularam-se imagens que, entretanto, perderam a sua autoria, referência, função, pretexto ou legenda. Centenas de imagens recontextualizadas possibilitaram novas leituras nos seus intervalos formando relações inéditas.

Curadoria: Helice e The Cave Photography (Miguel Refresco e Rui Pinheiro)

Artistas: Duarte Amaral Netto, João Paulo Serafim, Rodrigo Tavarela Peixoto e Valter Ventura

Com: Carlos Lobo, Diogo Bento, Fernando Marante, Garcez da Silva, Humberto Brito, Katerina Poliacikova, Manuela Marques, Oleksandr Lyashchenko, Pedro Tropa, Sofia Silva, e Soraya Vasconcelos

Esta exposição tem o apoio à programação dos Encontros da Imagem de Braga


.

100 ANOS DE GÉRARD CASTELLO-LOPES. COLEÇÃO NACIONAL DE FOTOGRAFIA

25.10.2025 – 04.01.2026

Em 2025, celebra-se o centenário de Gérard Castello Lopes (1925–2011), um dos maiores nomes da fotografia portuguesa. A exposição apresenta obras da Coleção Nacional de Fotografia, revelando duas fases marcantes: o olhar humanista das décadas de 1950 e 60 e a abordagem abstrata e formal a partir dos anos 1980.

Entre o gesto espontâneo e a composição rigorosa, o seu legado singular continua a desafiar o tempo, a imagem e a realidade.


.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2025 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações