Saltar os Menus

Testemunhos

Juliana Bittencourt

Conservação e Restauro

O estágio no Centro Português de Fotografia (CPF) foi uma oportunidade única para aplicar os conhecimentos adquiridos e consolidar a minha formação no curso de Metodologias de preparação de documentos fotográficos para a digitalização e na Especialização em conservação preventiva de documentos gráficos e fotográficos. Desde o início, fui bem acolhida por toda a equipa com grande disponibilidade e profissionalismo, o que contribuiu para uma experiência ainda mais enriquecedora. O estágio superou as minhas expectativas, permitindo-me aplicar os processos teóricos e competências práticas em conservação preventiva, promovendo o meu desenvolvimento profissional.

Durante o estágio, enfrentei desafios, especialmente no tratamento de documentos mais frágeis, que exigiram a aplicação de técnicas especializadas. Esses momentos foram fundamentais para o desenvolvimento das minhas competências na área. A supervisão da equipa do CPF foi essencial, não só no apoio técnico, mas também na reflexão crítica sobre as normas de conservação, identificação de danos, recursos disponíveis e em diferentes abordagens metodológicas. O ambiente colaborativo e a constante troca de experiências com a equipa e os demais estagiários enriqueceram a minha formação. Agradeço ao CPF e ao Diretor, Dr. Bernardino Castro, pela oportunidade de estágio e, em especial, à minha supervisora, a Dra. Ilda Zabumba, pela sua dedicação, apoio contínuo e valiosos ensinamentos. Estendo os meus agradecimentos a toda a equipa do CPF, incluindo a Dra. Aida Ferreira, Sónia Silva, Paula Sanches, Liliana Barbosa e Aldina Agostinho, pelo apoio, carinho e paciência ao longo do estágio. A minha experiência no CPF foi enriquecedora, tanto a nível profissional como pessoal, e por isso deixo aqui o meu mais sincero agradecimento.

Jorge Filipe Silva

Conservação e Restauro

Olá, o meu nome é Jorge Filipe Silva e gostava de dar o meu testemunho sobre o meu estágio curricular realizado no Centro Português de Fotografia, no âmbito da frequência de uma formação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na área da Conservação e Restauro de Documentos Fotográficos.

Sempre tive um enorme fascínio e interesse pela Fotografia; desde a sua história e evolução, ao modo como esta conserva e retrata a memória, a identidade e o pensamento do ser humano. Realizar este estágio num Arquivo de renome, como é o CPF, foi sem dúvida uma experiência surpreendente e enriquecedora, quer pessoal como profissionalmente.

A realização do estágio centrou-se na intervenção em provas fotográficas de três coleções do CPF, o que me permitiu adquirir uma experiência prática e extremamente valiosa. As atividades passaram pelo recenseamento do estado de deterioração das coleções, a intervenção nas provas fotográficas a nível de higienização, limpeza e conservação, e o seu posterior acondicionamento.

Ao trabalho prático e exercício das funções descritas, foi me também proporcionada a aprendizagem dos diferentes processos fotográficos que fazem parte da história da fotografia; num contacto com as provas fotográficas que compõe o acervo do Centro Português de Fotografia, desde o antigo papel salgado às recentes provas em gelatina e sais de prata. Sem este estudo e aprofundamento de conhecimentos, ter-me ia sido impossível uma intervenção correta e informada nas coleções apresentadas.

Além das atividades previstas para o estágio, e inserido nas aulas práticas do curso, tive a oportunidade de ter o contacto com outra variedade de coleções e diferentes suportes; dando como exemplo, a intervenção em peças fotográficas da coleção da Cadeia da Relação do Porto, algo que me marcou bastante, pelo valor histórico e sentido de responsabilidade para com o património.

Foi um privilégio ter este contacto com o Centro Português de Fotografia, onde, além do incrível património fotográfico, destaco os profissionais, bastante acessíveis e acolhedores, que compõe a instituição. Ao meu lado e a orientar-me, um especial agradecimento à Dra. Ilda Zabumba, profissional que reverencio pela sua dedicação e sentido de partilha de conhecimento e valores.

Foi uma experiência profissional sem dúvida marcante e que me motivou bastante a querer continuar nesta área!

Jorge Filipe Silva

André Medeiros

Núcleo Museológico APV

O meu nome é André Medeiros e o estágio no CPF começou pela escolha entre uma lista abrangente de instituições sendo o CPF a minha terceira opção. Inserido na licenciatura de Gestão do Património Cultural da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, o estágio que cumpri nesta instituição superou bastante as minhas expectativas.

Apesar de não ter sido a minha primeira opção, havia escolhido programação e produção cultural, o meu gosto por fotografia levou-me a querer estagiar no CPF, independentemente da área de trabalho. Confesso que o facto de apenas ter conseguido entrar na minha terceira opção me causou algum desânimo inicial, mas apesar disso abracei a ideia e decidi que seria uma boa oportunidade para trabalhar na área da Fotografia, aprender mais sobre o tema em si e como este se insere no contexto cultural.

Sinto que, durante os dois meses e meio de estágio que realizei no CPF, desenvolvi novas aptidões para a minha vida futura, tanto a nível profissional como pessoal. A aquisição de conhecimentos, quer no contexto museológico relacionado com os equipamentos fotográficos, através das tarefas de pesquisa, estudo, inventariação e cadastro, quer mesmo o contacto que tive com o trabalho desenvolvido na área arquivística, na descrição do acervo documental do CPF, permitiu-me ter uma perceção mais real destas áreas, bem como desenvolver capacidades que me serão úteis para o meu futuro profissional.  Por fim, quero deixar uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que estiveram presentes no meu dia a dia no CPF, por todo o carinho e apoio diário e também por toda a boa disposição que carregam todos os dias. Em especial quero agradecer à minha orientadora, Ângela Carvalho, por toda a ajuda que me proporcionou e por se ter mostrado sempre presente em todos os momentos. E, claro, ao CPF por ter acolhido o meu estágio.

Pauline Lapalus

Arquivística e Conservação e Restauro

O meu nome é Pauline e sou uma estudante francesa no último ano de um mestrado em História, Civilizações e Património na Enssib (École Nationale Supérieure des Sciences de l’Information et des Bibliothèques) em França. Tive a oportunidade de efetuar um estágio no estrangeiro no âmbito do meu curso. A minha escolha natural foi o CPF, uma instituição que correspondia aos meus interesses profissionais e pessoais.

                Sou apaixonado pela cultura, pelas artes e pela fotografia em particular, e queria desenvolver competências práticas em consonância com o que aprendi durante o meu curso. Queria melhorar os meus conhecimentos sobre os processos fotográficos, aprender a identificá-los e a conservar corretamente os documentos fotográficos. A minha dissertação de investigação permitiu-me, desta vez, adotar uma abordagem histórica, mergulhando no estudo aprofundado de uma coleção. Por fim, este estágio reforçou o meu desejo de desenvolver as minhas competências nos domínios da conservação e do restauro.

                Apesar da barreira linguística inicial, esta experiência foi extremamente enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional. Permitiu-me fazer progressos consideráveis no meu domínio da língua e contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal. Gostaria de expressar a minha profunda gratidão à instituição e às minhas supervisoras, Dra. Aida Ferreira e Dra. Ilda Zabumba, pelo acolhimento caloroso, pela disponibilidade e pela partilha de conhecimentos. Este estágio ficará como um marco na minha carreira.

En français :

Je m’appelle Pauline, étudiante française en dernière année de Master en Histoire, Civilisations et Patrimoine à l’Enssib (École Nationale Supérieure des Sciences de l’Information et des Bibliothèques). J’ai eu l’opportunité d’effectuer un stage à l’étranger dans le cadre de mon parcours. Mon choix s’est naturellement porté sur le CPF, une institution qui correspondait à la fois à mes intérêts professionnelles et personnels.

                En effet, passionnée par la culture, les arts, et particulièrement la photographie, je souhaitais développer des compétences pratiques, en lien avec les enseignements reçus durant mon cursus. J’avais l’espoir de perfectionner mes connaissances sur les procédés photographiques, d’apprendre à identifier ces derniers, ainsi qu’à savoir conserver correctement des documents photographiques. Mon mémoire de recherche m’a permis d’adopter cette fois-ci une approche historique, en me plongeant dans l’étude approfondie d’une collection. Finalement, ce stage a renforcé mon désir d’approfondir mes compétences dans les domaines de la conservation et de la restauration.

                Malgré la barrière linguistique initiale, cette expérience a été extrêmement enrichissante sur le plan personnel et professionnel. Elle m’a permis de progresser considérablement dans la maîtrise de la langue et a contribué à mon épanouissement personnel. Je tiens à exprimer ma profonde gratitude à l’institution, ainsi qu’à mes superviseurs, Dr. Aida Ferreira et Dr. Ilda Zabumba, pour leur accueil chaleureux, leur disponibilité, et leur transmission de savoir. Ce stage restera une étape marquante dans mon parcours.

Beatriz Ferreira

Núcleo Museológico António Pedro Vicente

O meu foco ao escolher um estágio curricular passou por contactar instituições com as quais me identificasse – das quais o CPF viria a ser a minha primeira escolha. Inserido na licenciatura em Línguas Aplicadas às Relações Empresariais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o estágio que levei a cabo no CPF foi de encontro às minhas expectativas, conciliando os meus interesses com as minhas componentes de formação.
Como sempre nutri grande interesse pela esfera da cultura e das artes, que considero serem de valor imensurável para a sociedade assim como para com a própria existência humana, ter a oportunidade de contribuir para este setor revelou-se muito gratificante, ainda para mais durante uma situação pandémica que o atingiu de forma particularmente gravosa.
Através de tarefas como pesquisa, tradução, e comunicação com outras entidades museológicas e postos diplomáticos, desenvolvi novas capacidades e tive a oportunidade de vivenciar uma experiência de aprendizagem altamente enriquecedora.
Aproveito para deixar um agradecimento à minha orientadora, a doutora Ângela Carvalho, pela sua constante mentoria, amabilidade e palavras de motivação, e ao CPF, por ter amparado aquela que foi a minha primeira experiência profissional.

Ana Cristina Alves

Arquivística

Chamo-me Ana Cristina Alves, sou licenciada em Tecnologias da Comunicação Audiovisual pela Escola Superior de Média Artes e Design e estagiei no Centro Português de Fotografia (CPF) na área de Arquivística, a propósito da frequência no Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

Este estágio proporcionou-me uma experiência bastante enriquecedora para a minha pesquisa que se centra nos arquivos fotográficos de alguns autores portuenses que retrataram a cidade do Porto e as suas gentes, nomeadamente a comunidade da zona do Barredo, na Ribeira do Porto. A partir do recenseamento das imagens do fotógrafo Jorge Henriques, consegui perceber determinados aspetos importantes para o trabalho de investigação, nomeadamente o tipo de suporte e dimensões utilizados, a polaridade e o processo fotográfico, participando ainda, no que ao âmbito e conteúdo dessas imagens diz respeito, na identificação das pessoas fotografadas pelo autor (com a ajuda do Sr. Cândido Venceslau, nascido no Barredo e atual morador).

Durante o estágio, embora curto, tive sempre a presença da minha orientadora de estágio, a Dra. Aida Freitas, que muito prontamente me auxiliou nas tarefas, permitindo a consulta de publicações direccionadas para a minha pesquisa.

Qualquer que venha a ser o meu percurso profissional a partir daqui, sei que a passagem pelo CPF engrandeceu em muito a minha experiência e aquilo que levo na bagagem.

João Madureira

Arquivística

O meu nome é João Madureira, frequentei o Curso de Comunicação Audiovisual com especialização em fotografia na Escola Artística Soares dos Reis do Porto.
Iniciei o estágio com baixas expectativas, mas conclui-o achando que este foi gratificante, surpreendendo-me pela positiva. Neste estágio, trabalhei na área de arquivos com o objetivo de integrar documentos fotográficos de uma coleção (CCF), dando a conhecer a história da fotografia e das várias casas fotográficas em Portugal, posteriormente em vídeo.

Terminei estágio com mais conhecimentos no que tocam a processos fotográficos, aprendendo a identifica-los e como arquivar diversos monogramas de maneira correta assim como recolher informação necessária e resumi-la de modo a apresentar num vídeo com o propósito de promover o trabalho realizado no CPF e a história da fotografia em Portugal.

Fui recebido de braços abertos pela instituição e pela orientadora (Dra. Aida Ferreira), que foi absolutamente generosa pela partilha de diversos conhecimentos e pela sua disponibilidade e sentido crítico, o que permitiu levar o meu trabalho a níveis mais elevados do que esperava.

Não poderia estar mais agradecido por me terem acolhido durante este processo.

Joana Ferreira

Digitalização e Reprodução, Registo fotográfico e Fotografia Documental

O meu nome é Joana Ferreira. Ao frequentar o Mestrado em Comunicação Audiovisual – Especialização em Fotografia Documental, na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), propus-me a estagiar no Centro Português de Fotografia (CPF) no sentido de enriquecer a minha formação em diferentes áreas da fotografia.

Neste estágio foram imensos os conhecimentos e princípios apreendidos, e que, certamente me poderão ajudar num futuro próximo. Sinto-me privilegiada pela experiência obtida neste período de 5 meses e meio – por poder ver e manusear equipamento e arquivos fotográficos de perto. Esta vivência no CPF proporcionou-me uma maior sensibilização de um ambiente profissional, bem como, a aprendizagem da importância do espírito de equipa.

É com enorme prazer que termino este estágio, entusiasmada e determinada a aprender sempre mais.

Com todo o meu coração, agradeço a todas as profissionais que me ajudaram nesta jornada, em especial à minha orientadora Carla Barros, e co-orientadoras Ângela Carvalho e Sara Ferreira que me receberam com toda a sua dedicação, entrega e sabedoria.

Sara Malhado

Conservação e Restauro; Arquivística

O meu nome é Sara e frequentei o Curso de Especialização em Conservação de Documentos Gráficos e Fotográficos, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Quando iniciei este estágio, as expetativas eram médias. Esperava desenvolver alguma prática relativamente ao que tinha aprendido durante o primeiro e segundo semestre do Curso. Tinha expetativas de aprofundar o conhecimento relativamente aos processos fotográficos, conseguir identifica-los corretamente, saber fazer um boa higienização e posterior acondicionamento das provas fotográficas.

Porém o que aprendi excedeu todas as expetativas. Terminei o estágio com vontade de continuar e aprender mais.

Fui recebida de braços abertos por esta instituição (CPF), as orientadoras (Dra. Aida Ferreira e Dra. Ilda Zabumba), foram absolutamente generosas no que diz respeito aos seus ensinamentos, partilha de informação e disponibilidade.

Esta experiência não poderia ser mais gratificante. O coração está cheio e agradecido.

Cristiana Ribeiro

Comunicação, Imagem e Mecenato

Quando chegou a altura de procurar uma entidade onde realizar o meu estágio, com a minha formação em Criminologia e paixão pela fotografia, o Centro Português de Fotografia era nada menos do que a escolha óbvia e muito desejada. E para minha grande satisfação, tal desejo concretizou-se.

Foi para mim um prazer enorme trabalhar diariamente entre as paredes da antiga Cadeia da Relação do Porto, um edifício repleto de história que tanto me apraz, localizado na minha cidade portuguesa predileta. E que serve de casa ao Centro Português de Fotografia, com o qual tive a oportunidade de colaborar, contribuindo para o alcance da sua missão de proteger, valorizar e promover junto do público o património fotográfico que tanto me enche o coração.

Aqui, permitiram-me colocar as minhas competências e conhecimentos em prática, elaborar documentos úteis para a promoção das suas iniciativas e atividades, contactar diretamente com os seus colaboradores e ter uma visão íntima dos tesouros que guarda. E, assim, adquirir novo saber e experiência inestimável que de outra forma não seria alcançável.

Aproveito ainda para agradecer mais uma vez a todos os colaboradores do Centro Português de Fotografia, que me receberam de braços abertos na sua casa. Especialmente à minha tutora Luísa, pela orientação exemplar, paciência, total disponibilidade e amizade. À Sandra e Luís, pelo companheirismo e apoio. E ao Dr. Bernardino, pelo modo como sempre valorizou a minha opinião e competências.

Isto não é um adeus mas um até já. A um mundo de imagens que sempre se encontra aberto a todos e ao qual certamente retornarei.

Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto | Portugal


T. (+351) 220 046 300 mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt

Receba todas as novidades do cpf no seu email

© 2026 - Centro Português de Fotografia | Contactos | Acessibilidades | Elogios, Sugestões e Reclamações